O Hospital de Amor

O Hospital de Amor nasceu com o objetivo de oferecer atendimento de qualidade, gratuitamente, a todos os pacientes que necessitam de tratamento médico. Ao longo deste período, foram diversos desafios enfrentados, com muita luta e resiliência. Neste 2022, nós temos infinitos motivos para celebrar nosso aniversário de 60 anos, e você faz parte desta história! Confira como foi a nossa trajetória de conquistas e de realizações:

  • 1962


    1962: Nasce o Hospital de Amor

    A história do HA nasceu em 24 de março de 1962, quando surgiu, no centro da cidade de Barretos, no interior de São Paulo, um hospital geral cujo nome homenageava São Judas Tadeu

  • 1967


    1967: Cria-se a Fundação Pio XII

    Com o aumento da demanda de pacientes, foi instituída a Fundação Pio XII (entidade que se tornou a mantenedora do hospital e que passou a atender apenas pacientes portadores de câncer).

  • 1989


    1989: Novo hospital e nova direção

    Henrique Prata inicia seu trabalho à frente da instituição e ocorre a doação da área do novo hospital.

  • 1991


    1991: Inauguração do primeiro alojamento

    Após receber a doação do terreno, foi construído o alojamento Madre Paulina para 350 pessoas, obra do Padre André Bortolamiotti.

  • 1994


    1994: Início da busca ativa da prevenção

    O departamento de Prevenção inicia o trabalho de busca ativa para a prevenção do câncer de colo uterino na periferia da cidade, com o auxílio de uma bicicleta equipada com mesa ginecológica. Henrique Prata, filho dos fundadores e então diretor financeiro do hospital, tem acesso à alguns cantores sertanejos e apresenta a eles a causa da instituição. Assim começa a parceria, que homenageia artistas com seus nomes nos pavilhões do hospital.

  • 1998


    1998: Início de uma grande parceria: Show ‘Amigos’

    Em prol do Hospital de Amor, durante a ‘Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos’, com renda aproximada de 1 milhão de dólares.

  • 2000


    2000: Integração ao SUS

    O Hospital de Amor passa integrar a rede credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  • 2001


    2001: Lançamento do CD ‘Direito Viver’ e da unidade móvel de prevenção de câncer

    Grandes artistas reúnem-se para gravar o primeiro CD ‘Direito de Viver’, com toda a renda revertida para o Hospital. Neste ano, também ocorreu a inauguração da primeira unidade móvel de prevenção de câncer da América Latina: um ônibus adaptado para realizar exames de câncer de pele, próstata e colo uterino. Neste ano, a instituição começou a parceria ‘irmã’ com o MD Anderson Cancer Center.

  • 2008


    2008: Pesquisa em prol da vida

    Criação do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP).

  • 2009


    2009: Prevenção é o melhor remédio

    Inauguração do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo em parceria com a Avon.

  • 2010


    2010: O hospital do amor

    Inauguração da unidade de Jales (SP), com dois pavilhões e 4,5 mil m².

  • 2011


    2011: Nasce o IRCAD e o projeto do HA em Porto Velho

    Inauguração do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica (IRCAD) na unidade de Barretos (SP), uma parceria exclusiva com o Hospital de Amor. Além da parceria com o governo de Rondônia, com gestão do Hospital de Base em Porto Velho (RO). A instituição inicia o projeto ‘Passos que Salvam’, cujo objetivo é alertar sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

  • 2012


    2012: HA Fernandópolis e unidade infantojuvenil

    Hospital completa 50 anos com a inauguração do Hospital Infantojuvenil, em Barretos (SP). No mesmo ano, ocorre a abertura do Instituto de Prevenção Julia Marzola Faria, em Fernandópolis (SP), e assinatura da parceria de instituição gêmea com o St. Jude Children´s Research Hospital, dos Estados Unidos.

  • 2014


    2014: Tecnologia aliada à humanização

    Aquisição do robô ‘Da Vinci’ para realização de cirurgia minimamente invasiva. E a inauguração da Fábrica de Carretas.

  • 2015


    2015: Amor ao próximo

    O HA é reconhecido como ‘Amigo do Idoso’ e ganha o selo amigo do ‘Hospital Amigo do Idoso’, cedido pelo governo do estado de São Paulo.

  • 2016


    2016: Apoio dos artistas

    Inauguração do pavilhão Fernando & Sorocaba, que abriga a área de oncogenética da instituição. Show internacional do Garth Brooks com doação do cachê e toda a renda em prol do HA, na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O presidente da instituição, Henrique Prata, faz percurso com a tocha olímpica.

  • 2017


    2017: Expansão

    Expansão dos Institutos de Prevenção com novos centros de diagnósticos nos municípios de Lagarto (SE) e de Campinas (SP). Inauguração do Hospital de Amor Amazônia, com a presença do então Presidente da República, Michel Temer. Foi neste ano que o Hospital de Câncer de Barretos passou a se chamar Hospital de Amor.

  • 2018


    2018: Alojamento

    Inauguração do Hospital de Amor Nossa Senhora, em Barretos (SP), e inauguração dos Institutos de Prevenção do Hospital de Amor Rio Branco (AC) e de Macapá (AP). Inauguração do alojamento ‘Lar de Amor’, em Barretos (SP).

  • 2019


    2019: Novas tecnologias

    Inauguração do centro de Transplante de Medula Óssea Pediátrico (TMO), localizado em Barretos (SP).

  • 2020


    2020: Luta pela vida

    Hospital de Amor Nossa Senhora atende pacientes com Covid-19 durante a pandemia. Artistas se mobilizam e realizam lives em prol do HA.

  • 2021


    2021: Ano marcado por diversas inaugurações

    Em Barretos, tivemos três grandes conquistas: a inauguração do centro de treinamento, ensino e pesquisa: ‘Aliança Global em Pediatria’, em parceria com o St. Jude Children´s Research - Hospital dos Estados Unidos; o ‘Jardim do Amor’ ao lado do Hospital Infantojuvenil e o hub “Harena Inovação”. Já nas regiões Norte e Nordeste, tivemos inaugurações de mais quatro Institutos de Prevenção, em Ji-Paraná (RO), Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Arapiraca (AL), totalizando 19 unidades fixas de prevenção em 13 estados, 7 unidades fixas de tratamento em 4 estados e 3 unidades de reabilitação em 3 estados. Obrigado por fazer parte desta história com a gente!





DEPOIMENTOS
  • Karina Carreira

    "Conheci o hospital em 2003, data que comecei a trabalhar na instituição. Vivenciei seu crescimento, que mudou de nome, de marca, que derrubou fronteiras e hoje é o hospital do Brasil, com filiais presentes em 12 estados do país. No meu trabalho, inauguro unidades, lanço livros, acompanho visitas de personalidades nacionais e internacionais, participo de reuniões de pauta de programas de TV, jornais, revistas, ações de endomarketing, captação de recursos, eventos científicos e muito mais"

  • Carol

    "Eu sou a Carol voluntária do H.A a quase 15 anos Quando conheci o trabalho do HP, e toda equipe fiquei completamente apaixonada com o tratamento classe A que o hospital realiza nos pacientes!Meu coração foi tocado pelo H.A, e eu comecei a fazer vários trabalhos 100% voluntários,como festinhas de aniversários datas comemorativas para os pacientes infantis e para os pacientes em cuidados paliativos!Eu sou grata em poder comemorar todos os anos meu aniversário do hosp da 20 junto com os pacientes "

  • Luciana Gomes

    "Meu voluntariado no Hospital salvou minha vida. Sou jornalista e há mais de 15 anos eu iniciei um trabalho voluntário no HA como mestre de cerimônias e, posteriormente, recebi o convite para apresentar um programa online sobre prevenção, no Outubro Rosa. Me senti uma impostora, pois, eu mesma, não fazia exames preventivos. Passei a fazê-los e em 2017 foi identificado um tumor na mama direita, bem pequeno, estágio inicial. O tratamento foi rápido e eficiente porque a prevenção salva. Me salvou!"

  • CACALO

    "Eu sou o Cacalo, fotógrafo. Em 2012 fui convidado pela W/McCann para fotografar o Hospital de Barretos, num trabalho voluntário. Voltei emocionalmente mexido. Sei a estória de cada pessoa que fotografei. Fui outras vezes, e muitas outras, volto sempre fortalecido, por mais contraditório que pareça. Conheci pessoas brilhantes, que conseguem tornar o mundo muito melhor. Fiz boas amizades. O trabalho que eles realizam é tão importante que chega a ser incalculável. Não há nó que o amor não desate"

  • Renata Veríssimo

    ""Em 2013 participei comprando o kit tinha meu pai como apoiador e voluntário no grupo da 3ªIdade,no ano seguinte ele adoeceu e ñ participou em poucos dias ele veio a óbito no leito do Hosp de Amor e nesse dia decidi assumir o seu legado de ajudar voluntariamente este Hospital,desde então tenho participado das campanhas,projetos na área da Educação e até mesmo no Bazar na arrecadação de fundos/captação e em 2021 com prazer fui nomeada Madrinha da Passos que Salvam de Colômbia/SP.Amo tudo isso...""

  • Rafaela D. Oliveira

    "Conheci o hospital quando, com 9 anos de idade, comecei meu tratamento contra o câncer. Descobri esse lugar recheado de amor, onde durante todo meu tratamento recebi muito carinho e apoio de todos que trabalham lá. Hoje, curada, sou Palhaça da Alegria e trabalho com essa equipe maravilhosa que cuidou de mim e tento retribuir, nem que seja um pouquinho, do cuidado e amor que recebi de todos. É uma honra trabalhar no Hospital de Amor, poder fazer parte de tantas trajetórias e compartilhar afetos."

  • Martins Filho

    "Em 2021 recebi o diagnóstico de câncer de orofaringe, vem um tsunami sobre nós, respirei e decidir que o melhor caminho é a aceitação da doença e buscar a melhor forma de tratamento. Na ocasião através de um amigo/irmão surgiu a luz da esperança ser tratado em Barretos(SP) no hospital de amor. Hoje vivencio o tratamento através de Radio/Quimio,o caminho passou a ser iluminado e chegarei até o final com a vitória da cura. Com profissionais iluminados a certeza que a esperança se torna vida."

  • Paula Gabriel

    "Tive a oportunidade de trabalhar com e para o HA em sua campanha de sessenta anos e me apaixonei pelo propósito e pela atitude inovadora desse time. É maravilhoso ter em nosso país uma referência para o tratamento do câncer que consegue combinar a relevância do fator humano e emocional com a tecnologia e a inquietude constante por acompanhar a inovação na medicina. Isso não seria possível sem o envolvimento de toda a sociedade."

  • Denise L. de jesus

    "Descobri câncer dentro do coração,toma 2019, e aí graças a Deus fui encaminhada pra hospital Barretos,fiz cirurgia junho 2020,e hj faço tratamento pra câncer de fígado coluna aí, sempre fui muito bem atendida com muito amor e carinho por TDS do hospital só tenho que agradecer a vcs, gratidão"

  • Bianca Bortolucci

    "Em março de 2021 a minha tia e minha irmã de alma foi diagnósticada com câncer de mama. Ela realizou todo o tratamento no Hospital de Amor de Jales, hoje comemoramos que ela está e na reta final do tratamento. Durante o tratamento acompanhei ela em algumas quimio e é lindo de ver o trabalho de vocês, a maneira que trata o paciente, com tanto zelo, amor e carinho. Agradeço por terem cuidado tão bem da nossa princesa amada. A foto foi uma surpresa que fizemos a ela, todos ficamos carecas em apoio"

  • Samanta Almeida

    "Fui residente de enfermagem em Atenção ao Câncer por 2 anos no H.A., me apaixonei pelo modo que o paciente é tratado, com a melhor tecnologia, um carinho e amor que não se encontram em outras instituições públicas, conheci profissionais incríveis, e evolui tanto como profissional quanto pessoa. Sou eternamente grata a cada colaborador que me acolheu e me ensinou muito, atualmente realizei o sonho de fazer parte desta instituição como colaboradora, e agora faço parte do H.A. FELIZ 60 ANOS!"

  • Cecília dos Santos

    "Em 2006 meu irmão foi diagnosticado com câncer no estômago, depois de muito tempo de hospital em hospital ligamos para o HA e pediram pra mandarmos os exames dele por fax, e assim que receberam os exames agendaram uma consulta para ele, infelizmente no dia 26 de março de 2006 ele veio a falecer sem dar tempo de chegar a consulta. Mas sou muito grata pela rapidez com que agendaram a consulta, só que a gente tem um plano e Deus tem outro mas foi muito bom saber que temos com quem contar, obrigada"

  • Amanda Françozo

    "O hospital de amor através da sua equipe fantástica ja realizou muitos milagres na minha vida, da minha família e de pessoas que me cercam! Eu vivi realmente o dia a dia do hospital e isso só me encantou mais… fiz amigos, admirei profissionais, recebi amor carinho e acima de tudo a CURA. Minha avó foi curada, meu tio foi curado muito bem tratado e agora estou aqui só pra dizer que vocês são minha família também e serei eternamente grata a tudo! Absolutamente tudo!?????????? Com amor Amanda Fran"

  • Bel Castro

    "Fui voluntária no Hospital do Amor em 1998 e 1999, todos os domingos, ajudava a servir o almoço para os pacientes. Meu pai, Gerson Castro fez tratamento e cirurgias de câncer de intestino e foi curado. Graças à Deus e aos "anjos" do Hospital de Amor. Várias amigas Técnicas de enfermagem, tem a Faculdade de Enfermagem, incentivadas pelos administradores do Hospital. Hoje faço parte do Coral Acordes Vocais do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor levando Amor, Carinho e Canções aos pacientes"

  • Joelma de Freitas

    "Sou muito grata a Deus,pela presença do hospital de em Macapá, Pois sou paciente oncológica e sou previlegiada em contar com a atenção dos colaboradores e funcionários dessa instituição abençoada,fui atendida também em Barretos fazendo radioterapia, agradeço muito por cada profissional dessa instituição"

  • Juliana Cristina Dez

    "Lutei contra um câncer de mama e venci! Gratidão a todos os profissionais do Hospital de Amor, em especial ao Dr Raphael Heikel, Dr Idam, enfermeira Fabíola e enfermeira Priscila e tb ao Dr Matheus Godinho que cuidaram de mim com muito amor e competência! O Hospital de Amor é referência em tratamento de câncer e excelência em lidar com o ser humano! Deus te abençoe Henrique Prata! Saúde em abundância pra vc! Obrigada, Deus eu venci! Eu tive o câncer, o câncer não me teve!"

  • Juliana Nogueira

    "Parabéns #HA60ANOS !!! Muita saúde e sucesso é o que deseja a equipe de MKT do North Shopping Barretos. ????????????"

  • Melina Tamy

    "É muito gratificante ter um Hospital com tantas histórias como este em nossa cidade! Parabéns Hospital de Amor, que continue assim por mais longos anos, com crescimento e muita saúde! "

  • Denise Lima de jesus

    "Sou paciente desde 2019 quando descobri um câncer dentro do coração toma,fiz cirurgia 2020 e 2021descobri que estava com câncer coluna, fígado e continuo em tratamento,sou muito grata por tudo que fazem por mim "

  • Sebastião, Karina e

    "Fizemos parte desse 60 anos de história como colaboradores do Hospital de amor. "

  • Tiao Karina e Fran

    "Fizemos parte dos 60 anos do hospital de amor como enfermeiros da unidade Hematologia e Transplante. Com grande aprendizado, tratando os nossos pacientes de acordo com a filosofia da instituição. "

  • Izabel Brito

    "Início agradecendo por proporcionar mais 5 anos de vida para mina mãe. Em mio de 2015 minha mãe descobriu um câncer na mama, e então, iniciamos a trajetória cheia de desafios e conquistas e o HA esteve neste processo, proporcionando um alento à nossa esperança. Minha mãe conseguiu, por algum tempo, com o excelente tratamento recebido estabilidade e voltar à sua rotina. Sabemos que o câncer é uma doença traiçoeira e dia 20/07 /2020 ela partiu. Toda minha gratidão ao HA."

  • Flávia Maria Cardoso

    "Em 2020 descobrir um câncer no útero e fui em caminhada p jales p fazer tratamento e depois p Barretos.Fiz quimioterapia, radioterapia e branquioterapia no hospital são todos maravilhosos da limpeza até os médicos. Hoje graças à Deus estou bem, mas faço acompanhamento ainda. Muito obrigado "

FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA COM A GENTE
Deixe seu depoimento e conte a sua relação com a nossa instituição:

Conte sua história