Serviço já aplica os novos critérios e reforça a importância das doações para o atendimento de pacientes de toda a região.

O Hemonúcleo do HA já adotou os novos critérios para doação de sangue estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
O Hemonúcleo do Hospital de Amor já adotou os novos critérios para doação de sangue estabelecidos pelo Ministério da Saúde. As mudanças reduzem períodos de espera relacionados a procedimentos médicos e estéticos, uso de medicamentos e determinadas condições de saúde, ampliando as possibilidades para novos doadores.
A Portaria GM/MS nº 11.685 tem vigência formal prevista para 30 de setembro de 2026. O período de transição permite que os serviços de hemoterapia do país façam as adequações necessárias. No Hospital de Amor, esse processo já foi concluído e as novas orientações passaram a ser utilizadas na triagem dos candidatos.
“O prazo até 30 de setembro foi estabelecido para que os serviços de hemoterapia do país possam se adequar. No Hospital de Amor, nós já realizamos esse processo e os novos critérios estão sendo aplicados. Essa atualização é muito importante porque reduz períodos de espera, permite que mais pessoas possam se tornar doadoras e pode contribuir diretamente para a manutenção dos estoques que atendem pacientes de toda a região, sempre com a segurança preservada pela triagem clínica”, explica Ana Paula Borges, coordenadora de captação de doadores de sangue do Hemonúcleo do Hospital de Amor.
A adoção das novas regras acontece em um período especialmente importante para a mobilização de doadores. Nesta época do ano, o Hemonúcleo do HA costuma observar uma redução no comparecimento, enquanto a necessidade de sangue permanece diária.
A responsabilidade do serviço vai além do atendimento às unidades oncológicas do Hospital de Amor em Barretos. O Hemonúcleo também abastece outras instituições de saúde de referência, incluindo a Santa Casa de Misericórdia de Barretos, que recebe demandas de pacientes de toda a região. Dessa forma, cada doação realizada no HA contribui para uma rede de cuidado que alcança diferentes municípios.
Utilizado em cirurgias, atendimentos de urgência e diferentes etapas do tratamento de pacientes, o sangue não pode ser produzido artificialmente. Por isso, a manutenção dos estoques depende inteiramente da participação de doadores voluntários.

As mudanças reduzem períodos de espera relacionados a procedimentos médicos e estéticos, uso de medicamentos e determinadas condições de saúde.
O que mudou?
Entre os novos critérios já adotados pelo Hemonúcleo do Hospital de Amor estão:
• Endoscopia, colonoscopia e outros procedimentos endoscópicos: o período de espera foi reduzido de seis para quatro meses. O mesmo prazo passa a valer para cirurgias realizadas por videolaparoscopia.
• Tatuagem, piercing, maquiagem definitiva e acupuntura: quando realizados em condições consideradas seguras e passíveis de comprovação, o prazo pode ser de apenas sete dias. Quando não for possível avaliar a segurança do procedimento, a espera é de quatro meses.
• Botox, preenchimento, microagulhamento e outros procedimentos invasivos: o candidato deve aguardar sete dias quando houver condições adequadas de segurança. Caso não seja possível verificar essas condições, o prazo é de quatro meses.
• Piercing na cavidade oral ou na região genital: a doação pode ser realizada quatro meses após a retirada do acessório. Anteriormente, a espera prevista era de 12 meses.
• Transfusão de sangue: o período de inaptidão temporária foi reduzido de 12 para quatro meses.
• Uso de testosterona: quando houver prescrição médica, o uso não é considerado, isoladamente, um impedimento para a doação, mas a receita deve ser apresentada. Nos casos de utilização sem prescrição, é necessário aguardar quatro meses após a suspensão.
• Histórico de câncer: pessoas que tiveram determinadas neoplasias podem ser consideradas aptas cinco anos após o término do tratamento, desde que estejam curadas ou em remissão completa, sem doença ativa. A mudança não se aplica aos casos de melanoma e de neoplasias do sistema hematopoiético, como leucemias, linfomas e mielomas, que permanecem como impedimentos definitivos.
• Hepatite viral na infância: o limite de idade considerado na avaliação do histórico passou de 11 para 13 anos. Casos ocorridos até essa idade podem ser analisados durante a triagem, observados o tipo de hepatite e os demais critérios de segurança.
• Gripe e resfriado: nos quadros gripais acompanhados de febre, é necessário aguardar 14 dias após o desaparecimento dos sintomas. Para o resfriado comum, sem febre, o prazo é de três dias após a recuperação.
Apesar da redução dos prazos, o atendimento a um dos critérios não representa liberação automática. Cada candidato continua sendo avaliado individualmente pela equipe do Hemonúcleo antes da coleta, garantindo a segurança de quem doa e de quem receberá o sangue.

Ministério da Saúde estabelece critérios para candidatos que utilizam agonistas do receptor de GLP-1, grupo que inclui medicamentos como Mounjaro e Ozempic.
E quem usa Mounjaro, Ozempic ou medicamentos semelhantes?
Uma orientação do Ministério da Saúde estabelece critérios para candidatos que utilizam agonistas do receptor de GLP-1, grupo que inclui medicamentos como Mounjaro, Ozempic, Wegovy, Rybelsus, Saxenda e Trulicity.
O uso desses medicamentos não impede automaticamente a doação. No entanto, é necessário aguardar pelo menos 14 dias após o início do tratamento ou o aumento da dose. O mesmo período deve ser respeitado após o desaparecimento de sintomas como vômitos, diarreia persistente, náuseas importantes, refluxo grave, tontura ou outros sinais de desidratação.
Nos casos em que houve compartilhamento de dispositivo para aplicação de agonistas de GLP-1 injetáveis, o período de inaptidão é de quatro meses, contados a partir do último compartilhamento.
A equipe de triagem também avaliará a condição de saúde que motivou o uso da medicação e o estado geral do candidato.
Está em dúvida? Procure o Hemonúcleo!
Com a atualização, pessoas que anteriormente precisavam aguardar seis meses ou até um ano podem estar aptas a doar em um período menor. A recomendação é entrar em contato com o Hemonúcleo para esclarecer dúvidas e verificar a possibilidade de passar pela triagem.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos — sendo que a primeira doação deve ocorrer antes dos 60 —, pesar pelo menos 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter dormido no mínimo seis horas, não estar em jejum e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.
Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Em períodos de redução dos estoques, cada novo doador e cada doador que retorna fazem diferença para a continuidade dos atendimentos em toda a região.
Onde doar?
O Hemonúcleo do Hospital de Amor está localizado na Rua Antenor Duarte Villela, nº 1.331, bairro Dr. Paulo Prata, em Barretos (SP).
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e aos sábados e domingos, das 7h às 11h. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (17) 3321-6600, ramais 6814 ou 7114.
