X
JULHO VERDE
A Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde, visa conscientizar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, seus principais fatores de risco e como preveni-lo. Os tumores de cabeça e pescoço, por serem diagnosticados em fase avançada, apresentam altas taxas de mortalidade. Quando um tumor é diagnosticado precocemente, a chance do paciente sobreviver à doença em cinco anos é de, aproximadamente, 90%. Mas, quando diagnosticado tardiamente, a taxa de sobrevivência cai para algo em torno de 30%, independentemente dos tratamentos realizados com intenção curativa.

TIPOS E LOCALIZAÇÃO DE TUMORES DA CABEÇA E PESCOÇO
O câncer de cabeça e pescoço compreende um conjunto de tumores malignos localizados em diferentes regiões da via aérea e digestiva superiores, como: boca, faringe (garganta), laringe (órgão da voz), glândulas salivares, seios da face e cavidade nasal. O médico coordenador do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Pele do Hospital de Amor, Dr. Ricardo Gama, afirma que os homens são os mais afetados por estes tumores: “Isto acontece pelo fato do homem ingerir mais álcool e também de fumar mais, associado ao fato de ter uma qualidade de vida pior em termos de cuidados com alimentação e prática de exercícios físicos e não se preocupar muito em ir ao profissional de saúde quando apresenta algum sintoma por desconhecimento ou medo. No entanto, o número de casos em mulheres tem aumentado, devido ao crescente consumo de bebidas alcoólicas e de exposição ao tabaco entre pessoas do sexo feminino.”
SINAIS E SINTOMAS
Feridas na boca e garganta que em até 20 dias não cicatrizam, rouquidão, dor ao engolir, desconforto na garganta, dificuldade ao engolir, dores persistentes nos ouvidos, sangramento pela boca ou nariz, “caroço” ou nódulos no pescoço, são sinais clínicos que, se persistentes, devem alertar para a possibilidade de tumores na cabeça e pescoço e exigem atenção médica ou por outro profissional da área de saúde como dentista, principalmente em pessoas que fumaram ou fumam ou que fazem uso frequente de bebida alcoólica.

Feridas na pele da face, lábios, pescoço e couro cabeludo que não cicatrizam em 20 dias, especialmente as elevadas, vermelhas e que descamam devem atentar para procura de um médico. Novas pintas ou manchas escuras ou as que já existem, mas que mudam de aspecto como na cor, tamanho e forma, merecem atenção médica.
PREVENÇÃO
O desenvolvimento desses tumores também está relacionado a hábitos não saudáveis de vida, tais como: consumo exagerado de álcool e tabaco, além de relações sexuais de risco, ou seja, sem uso de preservativos.

A principal forma de se prevenir esse tipo de câncer é não fumar, independentemente se é cigarro de filtro, eletrônico, de palha ou corda, cachimbo, charuto ou narguilé, pois todos podem causar câncer na área da cabeça e pescoço. Outra forma de prevenção é cuidar com o uso de bebida alcoólica, procurando não ingerir ou, se ingerir, em quantidades pequenas e, de preferência, não diariamente. De forma geral, a pessoa que ingere mais de duas latas ou garrafas pequenas de cerveja por dia; mais de dois cálices de vinho por dia; ou mais de duas doses de destilado vodka, cachaça, conhaque, whisky, já pode ser considerado um consumidor moderado de álcool.
FORMAS DE TRATAMENTO
E A IMPORTÂNCIA DO
DIAGNÓSTICO PRECOCE
Quando diagnosticado na fase inicial, o tratamento consiste em cirurgias menos agressivas ou em radioterapia, os quais causam menos problemas de função das estruturas da cabeça e pescoço, como mastigar, sentir o gosto ou cheiro do alimento, engolir, respirar, falar, causando menor ou nenhuma deformidade no pescoço e face; e menor chance de complicações para a função do pescoço, ombros e braços. Quando diagnosticado em fase avançada, o tratamento consiste em radioterapia e quimioterapia, os quais podem ser associados a cirurgias extensas. Estes tratamentos combinados levam a graves sequelas, as quais podem ser definitivas, o que causa grande prejuízo estético e funcional na área da cabeça e pescoço. É importante lembrar que apesar dos tratamentos agressivos para estes tumores avançados, as chances de cura são pequenas; traduzindo em números, cerca de 30-40% de chance de sobreviver em 5 anos após o diagnóstico de um câncer avançado, por mais que o melhor tratamento seja realizado. Por isso, o diagnóstico precoce deste câncer é muito importante, visto que quando tratado adequadamente, oferece uma taxa de cura que poderá ser superior a 90% em 5 anos. Diante disso, é tão importante a conscientização da população sobre a doença, seus sinais e sintomas iniciais e os meios de prevenção.

Ajude-nos a divulgar a
campanha junto à família,
trabalho e amigos.

Participe compartilhando
este conteúdo, afinal:
“Conhecimento, Divulgação
e Prevenção Salvam Vidas!”


Dr. Ricardo Ribeiro Gama
Coordenador do Departamento
de Cirurgia de Cabeça e Pescoço
e Pele do Hospital de Amor
CRM: SP 167841
VÍDEOS
MATERIAIS PARA DOWNLOAD