Icone Mobile Caminhada Passos Que Salvam

Todos em direção à cura do câncer infantojuvenil

Passos Que Salvam

Criada em 2012 pelo Hospital de Amor, atual nome do Hospital de Câncer de Barretos, a ‘Caminhada Passos Que Salvam’ tem como objetivo conscientizar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce da doença.

Todos os anos, no domingo mais próximo ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, comemorado em 23 de novembro, a ação acontece simultaneamente em centenas de municípios brasileiros e também em cidades do exterior, mobilizando milhares de pessoas.

Além da caminhada, a iniciativa conta com distribuição de material educativo sobre o câncer em crianças e adolescentes, capacitação de médicos e enfermeiros pediatras e incentivo à pesquisa clínica em oncologia.

Pequenos atos podem mudar o mundo. Comece dando um primeiro passo!

Em apenas 7 anos, o projeto já ajudou a aumentar a taxa de cura do câncer infantojuvenil de 55% para 70%, alcançando milhares de crianças e adolescentes.

Caminhada Passos Que Salvam

Passos Que Salvam

A ‘Caminhada Passos Que Salvam’ surgiu após uma visita dos diretores do Hospital de Amor ao St. Jude Children’s Research Hospital, em Memphis, nos Estados Unidos. A instituição americana tem índices de cura do câncer infantojuvenil muito maiores que em outros locais do mundo. Isso só é possível porque investem em campanhas de conscientização da população quanto à importância do diagnóstico precoce. Uma delas é a caminhada.

Assim, em parceria com o St. Jude, o Hospital de Amor deu o pontapé inicial em 2012. O movimento, que começou tímido, em 22 cidades, vem crescendo a cada ano e alcançando a mobilização nacional.

Caminhada Passos Que Salvam

Já em 2018, a 7ª caminhada reuniu 650 municípios no combate ao câncer infantojuvenil.

Caminhada Passos Que Salvam

Passos Que Salvam

Confira o convite especial do presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, e de muitos artistas para a ‘Caminhada Passos Que Salvam’!

Caminhada Passos Que Salvam

Henrique Prata

Caminhada Passos Que Salvam

Carreiro e Capataz

Caminhada Passos Que Salvam

Diego e Arnaldo

Caminhada Passos Que Salvam

Felipe Araújo

Caminhada Passos Que Salvam

Juliano Cezar

Caminhada Passos Que Salvam

Léo Santana

Caminhada Passos Que Salvam

Jefferson Morais

Participar

Participe da 'Caminhada Passos que Salvam' e dê um primeiro passo no combate ao câncer infantojuvenil! Encontre sua cidade e realize sua inscrição junto ao responsável pela ação no município.

Localize sua cidade:

Caminhada Passos Que Salvam

Organizar

Organize a ‘Caminhada Passos Que Salvam’ em sua cidade e faça a diferença na vida de crianças e adolescentes com câncer! Entre em contato com a coordenação pelo telefone (17) 3321-0359 e obtenha o suporte necessário.

Dentre as atribuições estão:

  • Definir os membros da equipe organizadora e a responsabilidade de cada um para que a caminhada aconteça;
  • Definir o percurso da caminhada;
  • Envolver setores da sociedade: como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Saúde, Escolas, Universidades, Empresas, Academias, Clubes de Serviço e Meios de Comunicação;
  • Reunir os apoiadores em palestras sobre a caminhada e o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
Caminhada Passos Que Salvam

Kit Passos Que Salvam 2019

Adquira seu kit Passos Que Salvam 2019 e caminhe com a cor do amor!

Entre em contato com o responsável pela ação em seu município para aquisição do kit.

Solicite o contato do responsável à coordenação pelo telefone (17) 3321-0359. Kit Passos Que Salvam 2019

Caminhada Passos Que Salvam

#EuNaPassosQueSalvam

O resultado da ação #EuNaPassosQueSalvam é feito de pessoas que formam uma grande corrente de solidariedade.

Obrigado por caminhar com o Hospital de Amor em direção à cura do câncer infantojuvenil e compartilhar seu momento Passos Que Salvam!

Vencedores

#EuNaPassosQueSalvam

Cidade Superstar
Selfie Criativa
Click Inspirador

Sinais e Sintomas

70% das crianças com câncer podem ser curadas quando o diagnóstico é precoce. Contudo, crianças e adolescentes chegam aos centros especializados de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e até desinformação da equipe de saúde.

O diagnóstico, muitas vezes, é prejudicado pela semelhança dos sinais e sintomas da patologia com doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento de toda sociedade acerca do câncer infantojuvenil é determinante para o diagnóstico rápido e seguro. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores.

Conheça os primeiros sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Existem diferentes sinais pelos quais pode-se supor que uma criança sofre de algum tipo de câncer. Portanto, fique atento aos seguintes sintomas:

  • Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não somem;
  • Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
  • Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
  • Aumento no tamanho da barriga;
  • Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.
Leucemia
Tumores do Sistema Nervoso Central
Linfoma não Hodgkin
Neuroblastoma
Tumor de Wilms
Sarcomas de Partes Moles
Tumores Ósseos
Retinoblastoma
Doença de Hodgkin

Capacitação de Médicos e Enfermeiros

Visando ampliar o índice de cura do câncer infantojuvenil por meio do diagnóstico precoce, o Hospital de Amor promove a capacitação de profissionais médicos e enfermeiros pediatras de todo o país se tornam referência nos municípios onde atuam ao participar do treinamento para reconhecer os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes. Com a capacitação, os profissionais podem colaborar para um diagnóstico mais rápido e preciso e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Ministrada por profissionais do Hospital de Amor Infantojuvenil, a capacitação conta com palestras sobre diversos temas, como epidemiologia do câncer infantojuvenil, indicações de exames de imagem no diagnóstico precoce, aspectos importantes da cirurgia pediátrica, abordagem teórica e apresentação de casos de diferentes tipos de câncer, além de criar o contato direto entre os participantes e médicos do HA, o que viabiliza o envio de exames e a discussão de casos.

Caminhada Passos Que Salvam - Catacitação de Médicos e Enfermeiros

Hospital Infantojuvenil

O Hospital de Amor Infantojuvenil, construído por meio de atos de amor e solidariedade, foi inaugurado em 24 de março de 2012.

Com atendimento humanizado e gratuito, infraestrutura moderna e completa, além de profissionais qualificados, o hospital recebe diariamente crianças e adolescentes provenientes de todo o Brasil.

Possui um ambiente descontraído e colorido, com jardim, brinquedotecas, sala de jogos, lanchonete e, sobretudo, muito amor, para deixar mais leve o tratamento oncológico de crianças e adolescentes.

Caminhada Passos Que Salvam - Hospital Infantujuvenil

Contato

Coordenação da 'Caminhada Passos Que Salvam'


(17) 3321-0359 | Ramal 7172-7169
passosquesalvam@hcancerbarretos.com.br
Rua Antenor Duarte Vilela, 1738 | Doutor Paulo Prata CEP 14784-400 | Barretos - SP

Enviar sua mensaguem