Transparência, prestação de contas, avanços e desafios! Estas foram algumas das pautas abordadas no “Encontro Anual de Parcerias Corporativas” do Hospital de Amor, realizado no último dia 4 de setembro, em Barretos (SP), pelo departamento de Parcerias Corporativas do HA.
Neste ano, cerca de 200 participantes, dentre eles parceiros, apoiadores e doadores da instituição, além de colaboradores e diretores do hospital, se reuniram no IRCAD América Latina para conferir a apresentação dos indicadores do HA referentes ao último ano; seu impacto social em todo o Brasil; as novas contrapartidas – que são tão importantes para que as parcerias com o universo corporativo sejam mais visíveis e também atualizadas com o novo momento do mundo; e como as doações contribuem, na prática, com o serviço de prevenção, assistência, ensino e pesquisa em câncer.
Esta edição trouxe ainda com um momento especial e superimportante: a Assinatura do Pacto Global ESG “Somos o S do seu ESG” – termo que se refere a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa de uma empresa. Trata-se de um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma entidade é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
A cerimônia contou também com painéis do cientista de dados, André Pinto; do diretor médico das unidades móveis, Dr. Raphael Haikel Jr.; do coordenador de campanhas, Thiago Linhares; do coordenador do Núcleo de Educação em Câncer (NEC), Gerson Vieira; do gerente de parcerias corporativas, Cleber Delalibera; do gerente de inovação do Harena (hub de inovação do HA), Guilherme Sanchez; e do presidente da instituição, Henrique Prata.
De acordo com Prata, poder apresentar o relatório anual do Hospital de Amor aos parceiros da instituição, é uma ótima oportunidade para demonstrar a real importância de todas as formas de doação, seja espontânea ou via incentivo fiscal. É também uma chance para frisar, que se não fosse o despertar da consciência da sociedade civil, muito provavelmente o HA não conseguiria oferecer um tratamento honesto e digno aos seus milhares de pacientes, já que, atualmente, o poder público destina apenas 22% da verba necessária para custear o funcionamento da instituição, gerando um déficit mensal que ultrapassa os R$ 48 milhões.
“Nós temos um parque tecnológico altamente avançado, um centro focado em pesquisa oncológica que é reconhecido mundialmente e um dos maiores programas de prevenção em câncer do mundo. Isso é o que faz a diferença entre a medicina já ultrapassada oferecida e custeada pelo SUS, do qual 80% da população brasileira depende, e o que nós estamos fazendo aqui, também de forma 100% gratuita. E é possível ir além, fazer ainda mais e muito melhor! Existem novos protocolos e terapias, como a imunoterapia e as terapias-alvo, que ainda não conseguimos disponibilizar pelo alto custo envolvido, mas pode se tornar possível com a mobilização de toda a sociedade, de pessoas físicas e jurídicas”, afirmou.
Para ele, dividir os resultados de todo o trabalho realizado no último ano é o que dá folego de propagar a necessidade de ampliar as doações para fazer não apenas o que é melhor, mas o que é certo e justo para os pacientes. “Agradeço eternamente, de coração, a cada um de vocês, nossos parceiros. Saibam que vocês fazem parte da maior missão do Hospital de Amor: salvar vidas todos os dias!”, finalizou Prata.
Depois da apresentação dos indicadores da instituição, os participantes puderam assistir, em primeira mão, ao documentário “Expedição HA Amazônia”, que mostrou parte do trabalho desenvolvido pelo departamento de Prevenção, por meio de suas unidades móveis. E para que esses parceiros, apoiadores e doadores pudessem ver de perto a atuação da instituição, eles visitaram o Hospital de Amor Infantojuvenil, o Hospital São Judas Tadeu (a unidade de cuidados paliativos e de atenção ao idoso do HA), o Instituto de Prevenção e o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP).
Transparência, prestação de contas, avanços e desafios! Estas foram algumas das pautas abordadas no “Encontro Anual de Parcerias Corporativas” do Hospital de Amor, realizado no último dia 4 de setembro, em Barretos (SP), pelo departamento de Parcerias Corporativas do HA.
Neste ano, cerca de 200 participantes, dentre eles parceiros, apoiadores e doadores da instituição, além de colaboradores e diretores do hospital, se reuniram no IRCAD América Latina para conferir a apresentação dos indicadores do HA referentes ao último ano; seu impacto social em todo o Brasil; as novas contrapartidas – que são tão importantes para que as parcerias com o universo corporativo sejam mais visíveis e também atualizadas com o novo momento do mundo; e como as doações contribuem, na prática, com o serviço de prevenção, assistência, ensino e pesquisa em câncer.
Esta edição trouxe ainda com um momento especial e superimportante: a Assinatura do Pacto Global ESG “Somos o S do seu ESG” – termo que se refere a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa de uma empresa. Trata-se de um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma entidade é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
A cerimônia contou também com painéis do cientista de dados, André Pinto; do diretor médico das unidades móveis, Dr. Raphael Haikel Jr.; do coordenador de campanhas, Thiago Linhares; do coordenador do Núcleo de Educação em Câncer (NEC), Gerson Vieira; do gerente de parcerias corporativas, Cleber Delalibera; do gerente de inovação do Harena (hub de inovação do HA), Guilherme Sanchez; e do presidente da instituição, Henrique Prata.
De acordo com Prata, poder apresentar o relatório anual do Hospital de Amor aos parceiros da instituição, é uma ótima oportunidade para demonstrar a real importância de todas as formas de doação, seja espontânea ou via incentivo fiscal. É também uma chance para frisar, que se não fosse o despertar da consciência da sociedade civil, muito provavelmente o HA não conseguiria oferecer um tratamento honesto e digno aos seus milhares de pacientes, já que, atualmente, o poder público destina apenas 22% da verba necessária para custear o funcionamento da instituição, gerando um déficit mensal que ultrapassa os R$ 48 milhões.
“Nós temos um parque tecnológico altamente avançado, um centro focado em pesquisa oncológica que é reconhecido mundialmente e um dos maiores programas de prevenção em câncer do mundo. Isso é o que faz a diferença entre a medicina já ultrapassada oferecida e custeada pelo SUS, do qual 80% da população brasileira depende, e o que nós estamos fazendo aqui, também de forma 100% gratuita. E é possível ir além, fazer ainda mais e muito melhor! Existem novos protocolos e terapias, como a imunoterapia e as terapias-alvo, que ainda não conseguimos disponibilizar pelo alto custo envolvido, mas pode se tornar possível com a mobilização de toda a sociedade, de pessoas físicas e jurídicas”, afirmou.
Para ele, dividir os resultados de todo o trabalho realizado no último ano é o que dá folego de propagar a necessidade de ampliar as doações para fazer não apenas o que é melhor, mas o que é certo e justo para os pacientes. “Agradeço eternamente, de coração, a cada um de vocês, nossos parceiros. Saibam que vocês fazem parte da maior missão do Hospital de Amor: salvar vidas todos os dias!”, finalizou Prata.
Depois da apresentação dos indicadores da instituição, os participantes puderam assistir, em primeira mão, ao documentário “Expedição HA Amazônia”, que mostrou parte do trabalho desenvolvido pelo departamento de Prevenção, por meio de suas unidades móveis. E para que esses parceiros, apoiadores e doadores pudessem ver de perto a atuação da instituição, eles visitaram o Hospital de Amor Infantojuvenil, o Hospital São Judas Tadeu (a unidade de cuidados paliativos e de atenção ao idoso do HA), o Instituto de Prevenção e o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP).