fbpx

Prevenção

O Hospital de Amor, sabendo da importância do diagnóstico precoce do câncer, desenvolve diversos projetos que visam oferecer excelência e humanização na realização de exames preventivos gratuitos à população. Nesta área, você irá conhecer mais sobre essas ações e sobre o trabalho desenvolvido em cada unidade da instituição que é voltada a esse tipo de serviço.
Como tudo começou
O departamento de Prevenção do HA teve seu início no ano de 1994, a partir de uma iniciativa de dois médicos entusiastas da instituição: Dr. Paulo Prata e Dr. Edmundo Mauad. No começo, eram realizados apenas exames preventivos simples para o diagnóstico do câncer do colo do útero, mas a importância desse setor, em mais de 20 anos de história, permitiu que a instituição conquistasse dezenas de unidades fixas e móveis para realizar os mais diversos tipos de exames preventivos.
Saiba +

Projetos

Como se prevenir

  • Cancêr de Mama

    Conheça os exames preventivos que ajudam no diagnóstico precoce.

    Saiba +
  • Câncer de Colo de Útero

    Aprenda a prevenir-se desta doença.

    Saiba +
  • Câncer de Pele

    Saiba como identificar sinais do tumor.

    Saiba +
  • Câncer de Próstata

    Desvende os principais mitos sobre os exames preventivos.

    Saiba +
  • Câncer Colorretal

    Entenda sobre o exame de colonoscopia e seu papel no diagnóstico precoce.

    Saiba +
  • Câncer de Boca

    Descubra os principais sintomas e saiba como se prevenir.

    Saiba +

Exames Preventivos

Unidades de Prevenção

  • Barretos (SP)

    Este instituto possui 7.200 mil metros quadrados de área construída, sendo a maior entre todas as unidades fixas de prevenção do Hospital de Amor. Além de oferecer exames preventivos em diversas áreas, o centro tem o intuito de controlar a atuação de todas os outros institutos de prevenção do HA.

    Serviços de prevenção oferecidos na unidade:
    – Câncer de mama: exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos (40 a 49 anos – anualmente; e 50 a 69 anos – a cada dois anos);
    – Câncer do colo de útero: exames de Papanicolaou para mulheres de 25 a 64 anos (realizados anualmente);
    – Câncer de boca: exame clínico realizado por odontologista, para ambos os sexos, a partir dos 40 anos (fumante e etilista ou ex-fumante e ex-etilista há pelo menos 5 anos ou qualquer idade que possua lesões na boca);
    – Câncer de intestino: exame disponibilizado para homens e mulheres, de 50 a 65 anos (o indivíduo deve responder a um questionário de elegibilidade e, caso se enquadre no perfil de acompanhamento, realiza o exame de FIT (que serve para detecção de sangue oculto nas fezes;
    – Câncer de pele: pessoas de ambos os sexos que possuam lesão de pele suspeita podem encaminhar fotos para avaliação (realizada através do serviço de teledermatologia). A partir disso, o dermatologista avalia as fotos e, caso seja necessário, ocorre a convocação para consulta);
    – Câncer de próstata: exame oferecido para homens de 50 a 65 anos. Os mesmos são triados apenas na Unidade móvel 3 (viagens longas);

    Infraestrutura
    – A unidade conta com 2 unidades móveis que realizam exames de mamografia e Papanicolaou na população de 18 cidades que pertencem ao Departamento Regional de Saúde de Barretos (DRS V). Essas carretas atendem 2 períodos por dia, sendo 50 Papanicolaou por período e 30 mamografias;

    Com o programa “Município” (envio de citologia para o setor de patologia), são encaminhados cerca de 9.000 exames por mês para análise e diagnósticos. Todas as citologias alteradas realizam acompanhamento no departamento de prevenção.

    O centro também possui um departamento de oncogenética, que atende diversos pacientes do hospital com suspeita de câncer hereditário, prestando atendimento aos seus familiares, realizando assim, a prevenção (seguimento de algum risco desses indivíduos). Com atendimento e testes genéticos gratuitos.

    Com as unidades móveis, são realizados cerca de 13.000 exames por mês pelos profissionais do instituto.

    Certificados de Reconhecimento de Qualidade:
    – LRCB – Dutch Expert Centre for Screening;
    – PNQM – Programa Nacional de Qualidade em Mamografia;
    – CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia.

     

    Contato:
    (17) 3321 – 6626
    Rua Antenor Duarte Villela, 1331
    Bairro Dr. Paulo Prata

  • Campinas (SP)

    O instituto, que tem capacidade para atender 300 mulheres por dia e atende apenas a população da cidade de Campinas, está preparado para realizar exames preventivos de mama, colo de útero, pele, boca, intestino e pulmão. Conta também com sala de biópsia com mesa de estereotaxia, que permite a realização de exame com mais qualidade e conforto para as pacientes, além de um centro cirúrgico com duas salas.

    O centro também conta com uma unidade móvel de prevenção, que realiza exames preventivos de câncer de colo de útero, mama, odontológico, pele e próstata, ajudando a aumentar as chances de cura dos pacientes em regiões rurais.

    Contato:
    (19) 3790 -3830
    Avenida das Amoreiras, 860
    Bairro Parque Itália

  • Campo Grande (MS)

    O instituto conta com uma unidade fixa e uma unidade móvel de prevenção, onde são realizados exames de mamografia e Papanicolaou. Os atendimentos da unidade móvel ocorrem somente nos bairros da cidade de Campo Grande (MS), sendo, ao todo, 74 bairros percorridos pela unidade móvel. A mesma tem capacidade para realizar 1.140 exames de mamografia/mês e 1.200 exames de Papanicolaou/mês.

    Contato:
    (67) 3304-6600
    Avenida Vereador Thyrson de Almeida, 3103
    Bairro Aero Rancho

  • Fernandópolis (SP)

     Com o apoio de duas unidades móveis e dois mamógrafos digitais, a unidade possui capacidade para atender 95 municípios e realizar exames preventivos de mama. A unidade atende, em média, 1.000 pessoas por dia.

    No prédio, são realizados exames de prevenção dos cânceres de colo do útero, pele, próstata e boca. A capacidade de atendimento é de 40 mamografias e 25 exames de ultrassonografia por dia e 20 biópsias por semana.

    A unidade fixa capta mensalmente 728 exames de mama e 154 complementares, atendendo toda a região de Araçatuba (SP) e São José do Rio Preto (SP).

    Contato:
    (17) 3465 -5560
    Avenida Antônio Milton Zanbom, 1510
    Bairro Residencial Terra Verdi

  • Ji-Paraná e Porto Velho (RO)

    Na unidade fixa de Ji-Paraná, que é conhecida como “Casa Rosa”, é possível realizar o agendamento de exames de mamografia que ocorrem na carreta da unidade. Também são disponibilizados os resultados desses exames e o esclarecimento de dúvidas. Caso a paciente necessite ser submetida a biópsia, ela é encaminhada à unidade do Hospital de Amor Amazônia, em Porto Velho (RO), que também realiza atendimentos para prevenção dos cânceres de mama e de colo uterino.

    A unidade móvel é equipada com um mamógrafo digital de última geração, possibilitando o atendimento de cerca de 70 mil mulheres da região, vindas de 36 municípios de Rondônia. Em média, são realizadas mais de 5.000 mamografias por ano.

    Contato:
    Ji-Paraná
    (69) 3421- 0032
    Avenida Engenheiro Manfredo Barata, 261
    Bairro Jardim Aurélio Bernadi
    Porto Velho

  • Juazeiro (SP)

    Esta é a primeira unidade do Hospital de Amor no Nordeste e foi instalada para atender as mulheres, através da realização de exames preventivos de câncer de mama e Papanicolaou.  O centro possui uma unidade móvel com um mamógrafo digital. O equipamento, considerado de última geração, é o único no Vale do São Francisco. É com esta unidade móvel de prevenção equipada com um mamógrafo que ocorre o trabalho de prevenção no interior da Bahia, que atende 9 municípios que são visitados ao longo do ano: Sento Sé, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes, Uauá, Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado, Curaçá e Juazeiro. 

    Contato:
    Travessa São Miguel, S/N
    Bairro Santo Antônio
    (74) 3614- 9850

  • Lagarto (SE)

    Segundo instituto de prevenção do Hospital de Amor na região nordeste, que realiza, em média, 60 mamografias por dia, além de contar com uma unidade móvel adaptada com um mamógrafo, consultório e sala de espera para atender as cinco cidades da região de Lagarto e 14 municípios da região de Itabaiana (BA).

    Contato:
    Rua Simão Dias, 385
    Loteamento Laudelino Freire
    (79) 3631-1040

  • Nova Andradina (MS)

    O instituto conta com uma unidade fixa e com uma unidade móvel, que são equipadas com infraestrutura para realização de exames preventivos de Papanicolaou e exames de mamografia para diagnóstico dos cânceres de colo do útero e de mama, atendendo a população de cerca de 15 cidades do Mato Grosso do Sul. Essa unidade recebe uma média de 1.300 pacientes que antes tinham que se locomover até Barretos (SP) para realizar seus exames preventivos. O centro realiza em torno de 400 exames preventivos de Papanicolaou e cerca de 400 mamografias mensalmente.

    Contato:
    Avenida Paulo Prata, 488
    Distrito Industrial Velho
    (67) 3449-0650