O nosso Mamu foi parar na capital do Brasil! Isso, mesmo! Brasília (DF) foi palco de uma intervenção inédita para marcar o início das atividades do “Outubro Rosa” 2025 – campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. De 4 a 10 de outubro, um inflável de 11 metros do Mamu (o elefantinho azul mais simpático e charmoso a internet, mascote do Hospital de Amor), foi instalado na cúpula do Congresso Nacional, vestindo a camiseta da campanha e chamando a atenção para o tema.
O gesto simbólico integra uma série de ações do HA – instituição que é considerada, atualmente, o maior centro oncológico de atendimento 100% gratuito da América Latina, se destacando por oferecer atendimento humanizado e de alta tecnologia para pacientes do SUS de todo o Brasil – para alertar sobre uma doença que continua entre as mais incidentes nas mulheres em todo o mundo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2025 são estimados cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama no país, com uma taxa aproximada de 66 casos a cada 100 mil mulheres. O cenário reforça a urgência do rastreamento e do diagnóstico precoce, essencial para melhoras nas taxas de cura e sobrevivência, visto que a doença é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres no país.
Além da instalação gigante, o Mamu também esteve presente em versão de pelúcia, com aproximadamente 2 metros de altura, circulando pelos espaços internos do Congresso e interagindo com parlamentares, servidores e visitantes que estavam por lá. Ele visitou o Senado, incluindo o gabinete do presidente Davi Alcolumbre, e a Câmara dos Deputados, onde também esteve com o presidente Hugo Motta.
Ao lado do Zé Gotinha (o mascote do Ministério da Saúde e símbolo nacional da vacinação no Brasil), do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do ministro da saúde, Alexandre Padilha, e do ministro das comunicações, Frederico de Siqueira Filho (@fredsiqueirafilho), o Mamu distribuiu materiais informativos, reforçou o propósito da campanha e deixou seu recado: Prevenção é o ano todo e salva vidas!
“Queremos que o Mamu seja um convite carinhoso para que todas as mulheres priorizem sua saúde. O câncer de mama tem altas chances de cura quando diagnosticado cedo, e o ‘Outubro Rosa’ é um momento essencial para lembrar toda a sociedade disso”, afirmou o Diretor de Desenvolvimento Institucional e Parcerias Estratégicas do Hospital de Amor, Henrique Moraes Prata.
Sob o tema “Prevenção é o Ano Todo”, a iniciativa busca ampliar o acesso à informação e incentivar exames preventivos, como a mamografia, para um diagnóstico precoce e aumento das chances de cura. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o INCA, a estimativa é que o Brasil registre cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama apenas neste ano. Estudos mostram que quando o câncer de mama é diagnosticado nos estágios iniciais, as chances de cura podem chegar a 90%.
Mamografia salva vidas!
A campanha visa desmistificar o processo dos exames, mostrando que a prevenção é um ato de autocuidado e amor-próprio. Entre as ações planejadas está a realização de mamografias gratuitas nas unidades de Prevenção do Hospital de Amor espalhadas pelo país, bem como nas unidades móveis da instituição.
Segundo o médico mastologista do Instituto de Prevenção do HA, em Barretos (SP), Dr. Idam Oliveira Júnior: “Nosso objetivo é quebrar barreiras e mostrar que a prevenção é a melhor ferramenta que temos. O ‘Outubro Rosa’ não é apenas sobre o câncer de mama; é sobre cuidar da saúde como um todo e dar às mulheres o conhecimento e o apoio que precisam para viver vidas mais longas e saudáveis”, reforça o especialista.
Só em 2024, o HA realizou mais de 300 mil mamografias em todas as suas unidades. Mais de 25% das pacientes atendidas pela instituição estão na faixa etária de 40 a 49 anos. E mais de 12% têm idade acima de 70 anos.
O Hospital de Amor convida toda a sociedade a participar da campanha “Outubro Rosa”, seja compartilhando informações ou incentivando as mulheres de seu convívio a fazerem os exames. Lembrando que todas as mulheres de 40 a 74 anos devem realizar o rastreamento.
A iniciativa contou com apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, e reforçou a importância de unir arte, informação e mobilização social. Em 2023, a cúpula do Congresso recebeu o coelho Sansão, da Turma da Mônica, e agora abre espaço para a causa da prevenção ao câncer de mama, tornando Brasília cenário de uma campanha que leva informação e esperança para todo o país.
Acesse: ha.com.vc/outubrorosa e confira mais informações.
O nosso Mamu foi parar na capital do Brasil! Isso, mesmo! Brasília (DF) foi palco de uma intervenção inédita para marcar o início das atividades do “Outubro Rosa” 2025 – campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. De 4 a 10 de outubro, um inflável de 11 metros do Mamu (o elefantinho azul mais simpático e charmoso a internet, mascote do Hospital de Amor), foi instalado na cúpula do Congresso Nacional, vestindo a camiseta da campanha e chamando a atenção para o tema.
O gesto simbólico integra uma série de ações do HA – instituição que é considerada, atualmente, o maior centro oncológico de atendimento 100% gratuito da América Latina, se destacando por oferecer atendimento humanizado e de alta tecnologia para pacientes do SUS de todo o Brasil – para alertar sobre uma doença que continua entre as mais incidentes nas mulheres em todo o mundo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2025 são estimados cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama no país, com uma taxa aproximada de 66 casos a cada 100 mil mulheres. O cenário reforça a urgência do rastreamento e do diagnóstico precoce, essencial para melhoras nas taxas de cura e sobrevivência, visto que a doença é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres no país.
Além da instalação gigante, o Mamu também esteve presente em versão de pelúcia, com aproximadamente 2 metros de altura, circulando pelos espaços internos do Congresso e interagindo com parlamentares, servidores e visitantes que estavam por lá. Ele visitou o Senado, incluindo o gabinete do presidente Davi Alcolumbre, e a Câmara dos Deputados, onde também esteve com o presidente Hugo Motta.
Ao lado do Zé Gotinha (o mascote do Ministério da Saúde e símbolo nacional da vacinação no Brasil), do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do ministro da saúde, Alexandre Padilha, e do ministro das comunicações, Frederico de Siqueira Filho (@fredsiqueirafilho), o Mamu distribuiu materiais informativos, reforçou o propósito da campanha e deixou seu recado: Prevenção é o ano todo e salva vidas!
“Queremos que o Mamu seja um convite carinhoso para que todas as mulheres priorizem sua saúde. O câncer de mama tem altas chances de cura quando diagnosticado cedo, e o ‘Outubro Rosa’ é um momento essencial para lembrar toda a sociedade disso”, afirmou o Diretor de Desenvolvimento Institucional e Parcerias Estratégicas do Hospital de Amor, Henrique Moraes Prata.
Sob o tema “Prevenção é o Ano Todo”, a iniciativa busca ampliar o acesso à informação e incentivar exames preventivos, como a mamografia, para um diagnóstico precoce e aumento das chances de cura. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o INCA, a estimativa é que o Brasil registre cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama apenas neste ano. Estudos mostram que quando o câncer de mama é diagnosticado nos estágios iniciais, as chances de cura podem chegar a 90%.
Mamografia salva vidas!
A campanha visa desmistificar o processo dos exames, mostrando que a prevenção é um ato de autocuidado e amor-próprio. Entre as ações planejadas está a realização de mamografias gratuitas nas unidades de Prevenção do Hospital de Amor espalhadas pelo país, bem como nas unidades móveis da instituição.
Segundo o médico mastologista do Instituto de Prevenção do HA, em Barretos (SP), Dr. Idam Oliveira Júnior: “Nosso objetivo é quebrar barreiras e mostrar que a prevenção é a melhor ferramenta que temos. O ‘Outubro Rosa’ não é apenas sobre o câncer de mama; é sobre cuidar da saúde como um todo e dar às mulheres o conhecimento e o apoio que precisam para viver vidas mais longas e saudáveis”, reforça o especialista.
Só em 2024, o HA realizou mais de 300 mil mamografias em todas as suas unidades. Mais de 25% das pacientes atendidas pela instituição estão na faixa etária de 40 a 49 anos. E mais de 12% têm idade acima de 70 anos.
O Hospital de Amor convida toda a sociedade a participar da campanha “Outubro Rosa”, seja compartilhando informações ou incentivando as mulheres de seu convívio a fazerem os exames. Lembrando que todas as mulheres de 40 a 74 anos devem realizar o rastreamento.
A iniciativa contou com apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, e reforçou a importância de unir arte, informação e mobilização social. Em 2023, a cúpula do Congresso recebeu o coelho Sansão, da Turma da Mônica, e agora abre espaço para a causa da prevenção ao câncer de mama, tornando Brasília cenário de uma campanha que leva informação e esperança para todo o país.
Acesse: ha.com.vc/outubrorosa e confira mais informações.